Ultrassonografia Abdominal
De todos elementos da natureza a água é o mais importante, essencial para a vida, sem ela não sobreviveriamos mais que 3 dias. Todos os animais têm mais de 90% do organismo constituído por água e todo metabolismo dos tecidos necessita desse componente.
A água consiste em um excelente meio de transmissão do som, pois nela o som viaja cerca de 6 vezes rápido do que no ar. O exame de ultrassom tem sua fundamentação baseada neste princípio da condução do som pelo corpo, utilizando a transmissão do som através dos tecidos para o estudo das estruturas internas do paciente.
Nas últimas duas décadas do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método diagnóstico, com equipamentos leves, versáteis e de uso simples em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, que exige treinamento constante e uma conduta participativa do examinador.
O surgimento de novas tecnologias permitiu que esse exame se transformasse em uma importante ferramenta diagnóstica que é cada vez mais é utilizado nos animais de companhia. Sua difusão se deu devido a características como ser indolor, não dispersar radiação, não invasivo, não haver necessidade de anestesiar o animal, e ter aplicabilidade em todos os orgãos moles inclusive o coração.
O aparelho é equipado com uma sonda que libera pulsos sonoros de 2 a 14 megahertz e depois recebe o ecos produzidos pelas estruturas do corpo. O aparelho reconstrói os ecos recebidos e forma de uma imagem bidimensional para podermos avaliar características dos orgãos como tamanho, formato e homogeneidade dentre outros.
A imagem bidimensional também permite diferenciar as camadas de alguns orgãos como os rins, as adrenais e estômago bem como avaliar o conteúdo de orgãos ocos como a bexiga, a vesícula biliar, o estômago e o intestino.
O ultrassom também é amplamente utilizado para avaliações gestacionais onde ele se aplica para a confirmação da gestação, contagem de fetos, avaliar o sofrimento fetal e dar subsídios para a decisão sobre uma cesária. Após o parto o exame também é muito útil para verificar a presença de fetos retidos e para outros distúrbios como infecções de útero e neoplasias uterinas.
Para que a avaliação e interpretação diagnóstica correta é necessário conhecimento dos fundamentos da física do som, dos recursos tecnológicos do aparelho, da anatomia dos pacientes e da estrutura a ser estudada. Esse estudo deve ser profundo pois algumas imagens podem ser confusas e cheias de artefatos devido ao fato de líquidos, gases e estruturas sólidas conterem particularidades quanto sua apresentação ultrassonográfica.
Esta modalidade de diagnóstico por imagem apresenta características próprias:
-
É um método não invasivo.
-
Apresenta a anatomia em imagens seccionais ou bidimensional
-
Não utiliza radiação ionizante.
-
Possibilita o estudo não invasivo da hemodinâmica corporal através do efeito Doppler.
-
Permite a aquisição de imagens dinâmicas
Algumas modalidades especiais do exame são o utrassom ocular, do pescoço, de articulações e do coração (ecodopplercardiograma)
Os princípios do exame de ultrassom
Exemplo de uma avaliação renal






Exemplos de orgãos
Fotos de alterações diversas






